Reaberta no início de agosto, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu agora está em Austin, com novos parceiros
segunda-feira, 29 de outubro de 2012A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu está de volta, só que agora em novo endereço. Após oito meses sem atividades, as aulas estão sendo realizadas no bairro de Austin, na Rua Candido Lima, número 13.
Com cinco anos de fundação, a escola passa por nova fase. E ganhou aliados, como o Laboratório Cultural. Jovens da área mais carente da cidade agora têm contato com a obra de grandes mestres.
— Um dos novos parceiros, o Laboratório Cultural, já atuava em Austin e transferimos as atividades para lá, por ser o bairro com o menor Índice de Desenvolvimento Humano do município — explica Luana Pinheiro, produtora da escola.
As aulas já começaram na escola. No curso de videoarte, há quatro turmas de jovens entre 12 e 16 anos fazendo arte.
— Desenvolvemos o projeto “Quero ser”, em que incentivamos os jovens a experimentar o processo de artistas como Basquiat (o pintor) — diz Luana.
Aos sábados à tarde, o projeto é “clipes ativistas”:
— Damos os fundamentos para que explorem o olhar deles, filmando o bairro em que residem.
Alunos da UFF vão à escola
Nas aulas de videoarte, jovens conhecem o processo criativo de grandes artistas
Além do Laboratório Cultural, também são parceiros da escola de cinema os cineclubes Mate com Angu e Buraco de Getúlio, sediados no município, e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os alunos do curso de cinema da instituição vão a Austin, sempre aos sábados, comandar as aulas do projeto “Cinema na sala de aula”.
— Selecionamos pessoas que atuam em projetos educacionais nas mais diversas vertentes. O objetivo é instrumentalizar esses educadores para que passem a utilizar o audiovisual em seus próprias aulas — explica Luana Pinheiro, que já foi aluna da escola.
A parceria com a UFF veio por intermédio de um ex-professor da escola, César Migliorin, que passou a dar aulas na universidade.
As inscrições podem ser feitas pelo telefone: 2763-7570. Mais informações pelo site: escolalivredecinemani.com.br.
Fonte: Jornal Extra