Nova Iguaçu: Banco de Alimentos celebra o ano de 2012 em confraternização
quarta-feira, 26 de dezembro de 2012O Banco de Alimentos de Nova Iguaçu, uma iniciativa da Prefeitura de Nova Iguaçu e do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), realizou sua confraternização de fim de ano. O evento aconteceu na sede da instituição, e reuniu os parceiros, responsáveis pelas doações dos alimentos e os órgãos beneficiados, que já somam 200 entidades assistenciais.
A confraternização que começou às 9h da manhã e se estendeu até às 14h, contou com atividades de dança, música, e apresentação do coral da Casa Abrigo do município. “Tivemos a presença de muitos parceiros como da presidente da Colônia de Pesca de Itaperuna, no norte fluminense. Somente neste semestre, a Colônia doou oito toneladas de peixe”, comemorou a coordenadora do Banco de Alimentos, Elizabeth Barbosa.
Segundo a coordenadora, 2012 foi um ano significativo para a instituição, que conseguiu ampliar tanto o número de doadores quanto de benficiados. “ Tivemos muitos avanços em 2012. Conseguimos captar mais doações e aumentar as nossas parcerias. Também aumentamos nossas instituições cadastradas. Hoje são 200 entidades, ou seja, cem mil pessoas atendidas “, contou.
O Banco de Alimentos fica na Rua Antônio Vieira, s/nº, no bairro Jardim Iguaçu. Na sede, os legumes, as frutas e as verduras que são doadas são avaliadas, armazenadas e higienizadas para consumo. Atualmente, cerca de 100 mil pessoas, de 175 entidades assistenciais, são beneficiadas todo mês pela distribuição dos itens, cedidos pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e provenientes do município de Sumidouro.
O Banco de Alimentos de Nova Iguaçu funciona como central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos que não têm condições de ser comercializados, mas que podem ser aproveitados para consumo. Cerca de 85 toneladas de produtos são doadas todo mês por entidades, comerciantes e cidadãos e passam por seleção e tratamento. Após este processo, os produtos são encaminhados para instituições carentes. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Outras informações pelo telefone 2765-3821, ramal 211.
Fonte: Prefeitura Nova Iguaçu