Material reciclado ajuda aprendizado de alunos especiais em Nova Iguaçu
segunda-feira, 30 de abril de 2012Para auxiliar o trabalho pedagógico dos alunos com necessidades educacionais especiais, duas professoras do Centro Municipal de Educação Especial Paul Harris, na cidade de Nova Iguaçu, transformam mangueira de gasolina, garrafas pet, botões, retalhos e outros produtos em material pedagógico.
A escola da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu atende crianças com hidrocefalia, paralisados cerebrais, cadeirantes, deficientes intelectuais, portadores de síndromes, deficientes auditivos e outros, em turmas regulares. É a chamada inclusão.
Além de participarem das atividades das classes regulares, estes estudantes recebem atendimento educacional especializado nas salas de recursos, como prevê a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). E é ai que entram as professoras Maira de Souza Rocha e Raquel Mendes Nery Silva.
Maira é psicopedagoga e Raquel tem formação em educação especial. Juntas as duas desenvolvem ações com materiais adaptados e tecnologias assistivas, o que permite alunos paralisados e com limitação motora, por exemplo, a se manterem firmes em cadeiras com apoio de coletes e cintos com velcro.
Elas utilizam mangueiras de chuveiro, de gasolina, emborrachados para engrossar lápis para dar mais firmeza e precisão na escrita das crianças e adolescentes.
“Primeiro conhecemos as crianças e fazemos entrevistas com os pais. Fazemos avaliações constantes e trabalhamos com as tecnologias assistidas. Precisamos da parceria dos pais. Cada passo é precioso”, explicou a professora Maira.
Apesar da simplicidade dos produtos, eles são úteis e necessários no cotidiano escolar dos alunos com determinadas limitações físicas.
Algumas crianças utilizam ainda os tubos de plástico para digitar com a boca, já que não possuem movimentos dos braços.
Algumas vezes estes recursos são adaptados à testa , como se fosse um capacete, também como forma de permitir que o estudante possa participar das aulas e atividades nos computadores.
Na sala de recursos elas trabalham ainda estimulação tátil, auditiva e os sentidos de forma geral.
Isto faz com que o aluno desenvolva de forma plena, além de estimular sua capacidade cognitiva, ou seja, o aprendizado, a atenção, na organização de pensamento, tomada de decisões entre outras habilidades.
Fonte: Prefeitura de Nova Iguaçu
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