Festival do teatro volta à cena em Nova Iguaçu
quarta-feira, 21 de novembro de 2012Pela terceira vez em cinco anos, Nova Iguaçu vai ser a capital dos palcos da Baixada Fluminense. De 22 de novembro a 1º de dezembro, a cidade sedia a quinta edição do Baixada Encena. Durante dez dias, serão apresentados espetáculos produzidos por companhias teatrais e culturais da região.
Serão três montagens infantis e sete direcionadas para o público adulto. Com entrada franca, serão apresentadas na Casa de Cultura Sylvio Monteiro e na Escola Municipal Monteiro Lobato.
Segundo os organizadores, mais do que uma mostra de artes cênicas, o projeto Baixada Encena é uma rede que se propõe a fortalecer e divulgar os movimentos artísticos e culturais das 13 cidades da Baixada. Mais de 30 mil espectadores assistiram aos espetáculos das outras edições.
Além dos espetáculos que o Baixada Encena levará ao público, o encontro vai oferecer oficinas para atores, diretores e técnicos envolvidos em montagens teatrais.
O objetivo, explicam os organizadores, é fazer um intercâmbio de processos criativos. As aulas serão realizadas também no Teatro Sylvio Monteiro, das 9h às 12h.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na recepção da Casa de Cultura, que fica na Rua Getúlio Vargas 51, no Centro. Assim como o festival, os seminários são todos gratuitos.
A rede de atuação do projeto Baixada Encena, que começou em 2008, é composta por nove grupos. Alguns já possuem mais de 15 anos de atividades: Ceta — Centro Experimental de Teatro e Artes, de Nova Iguaçu; Cia. de Arte Popular, de Duque de Caxias; Queimados Encena, de Queimados; Turma em Cena, de Itaguaí; Grupo Código, de Japeri; Projeto Fama, de Nova Iguaçu; Cochicho na Coxia, de Mesquita; Cia Teatropelo, de São João de Meriti; e Confraria Nau dos Loucos, de Nova Iguaçu. Todos os grupos atuam e produzem espetáculos teatrais apresentados em suas cidades de origem.
Intercâmbio com o público
O produtor e idealizador do projeto Baixada Encena, Lino Rocca, define o evento como uma oportunidade de fazer intercâmbio entre os grupos da região e manter uma relação cordial com o público. “No encerramento, rola um bate-papo com a plateia, que deve lotar todos os dias os 140 lugares do teatro”, diz Rocca. O produtor explica que este ano o trabalho,que vem sendo mantido desde 2008, teve apoio da Secretaria de Cultura do Estado.
Uma chance para trocar experiências
Renato Penco, um dos fundadores do grupo cultural Cochicho na Coxia, define o Baixada Encena como, além de um instrumento de fortalecimento da cultura, uma oportunidade de troca de experiências entre todos que desejam produzir arte na região.
Ele explica que sua companhia atua em Mesquita desde 2002 e nesta edição apresentará a montagem ‘O Livro Mágico da Emília’. “O Baixada Encena nos permite trocar, atualizar informações e fortalecer o elo entre quem produz e vive de arte na Baixada”, diz Penco.
Confira a programação
A Casa de Cultura Sylvio Monteiro fica na Rua Getúlio Vargas 51, e o Colégio Municipal Monteiro Lobato, na Rua Professor Paris, s/nº. Informações estão disponíveis em baixadaencena5.blogspot.com.
Dia 22 — Quinta-feira
15h —Livre — ‘O Pequeno Grande Circo Brasil’, do grupo Ceta, de Nova Iguaçu. (E.M. Monteiro Lobato)
Dia 23 — Sexta-feira
20h — Adulto — ‘As Artimanhas do Bom Enganador’, apresentada pela Cia de Arte Popular, de Duque de Caxias. (Casa de Cultura)
Dia 24 — Sábado
20h —Adulto — ‘O Pária’, do grupo Queimados Encena. (Casa de Cultura)
Dia 25 — Domingo
16h —‘O Livro Mágico da Emília’, infantil com a Cia Cochicho na Coxia, de Mesquita. (Casa de Cultura)
Dia 26 — Segunda-feira
20h —Adulto – ‘Inimigo do Povo’, com a Cia Código, de Japeri. (Casa de Cultura)
Dia 27 — Terça-feira
20h —Adulto — ‘O Avental’, Cia Marcio Dias, de Nova Iguaçu. (Casa de Cultura)
Dia 28 — Quarta-feira
20h — Adulto — ‘O Homem’, com o Teatropelo, de Meriti. (Casa de Cultura)
Dia 29 — Quinta-feira
15h — Censura Livre — ‘Show do Palhaço Didi’, com o grupo Turma em Cena, de Nova Iguaçu. (E.M. Monteiro Lobato)
Dia 30 – Sexta-feira
20h — Adulto — ‘A História de Amor de Romeu e Julieta’, com o grupo Cordel com a Corda Toda, de Nova Iguaçu. (Casa de Cultura)
Dia 1º – Sábado
20h – Adulto — ‘O Amor de D. Perlimplim com Belisa no seu Jardim’, da Cia de Arte Popular e grupo Ceta.
21h – ‘Cabaret Cultural’, Encerramento. (Casa de Cultura)
Fonte: O Dia