Documentário registra experiência de jovens com o hip-hop em Nova Iguaçu
quarta-feira, 21 de novembro de 2012A formatura dos 70 alunos e as atividades da primeira escola de hip-hop do país foram registrada no documentário ‘Enraizados na Arte: O Filme’. Ele apresenta depoimentos de crianças e adolescentes, de 9 e 17 anos, que participaram durante 10 meses de curso patrocinado pela Petrobras e promovido pelo projeto Enraizados, de Morro Agudo, em Nova Iguaçu.
O documentário, que tem duração de 20 minutos, foi roteirizado e montado por Dudu de Morro Agudo, um dos coordenadores da Ong. Foram usados tipos diferentes de equipamentos, que vão de registros feitos por simples telefones celulares a filmadoras em HD.
Toda a trilha sonora foi produzida pelos participantes da escola de hip-hop. Dudu explica que o hip-hop é composto de quatro elementos: rap, que é a música, o break, que é a dança, a arte do grafite e o comando do DJ.
Segundo ele, apesar de o movimento, surgido nos Estados Unidos, estar na moda, muitos não sabem avaliar o seu valor. “O curso teve o objetivo de mostrar aos jovens os valores do hip-hop, que inclui respeito ao próximo, à comunidade e o conhecimento de direitos e deveres”, diz.
Um dos formados foi o DJ Leonardo Ribeiro, 17 anos. O desempenho do jovem no curso chamou a atenção de outro projeto, a escola Red Bull Favela Beat, do Afro Reggae, de Vigário Geral, onde já está estudando. Ele participa de uma turma que vai formar, em um ano, profissionais de eletrônica e de mixagem.
Fonte: O Dia
Mais notícias sobre Nova Iguaçu:
- Nova Iguaçú: veja como se inscrever no programa de educação de jovens e adultos
- Senac e Prefeitura de Nova Iguaçu oferecem duas mil vagas em cursos de capacitação gratuitos
- Senai Nova Iguaçu abre inscrições para cursos
- Inscrições para cursos gratuitos do Senai Nova Iguaçú são prorrogadas
- Sesc de Nova Iguaçu oferece curso gratuito para agente comunitário de saúde bucal