Parada gay reúne dez mil na Via Light, em Nova Iguaçu
segunda-feira, 3 de setembro de 2012A nona edição da Parada do Orgulho LGBT de Nova Iguaçu parou a Via Light na tarde deste domingo. Cerca de dez mil pessoas, segundo o 20º BPM (Mesquita), foram para as ruas fortalecer o movimento contra a homofobia. O percurso de dois quilômetros deu um nó no trânsito e o congestionamento chegou até Mesquita.
A festa da diversidade este ano teve como tema a luta contra a exploração e o abuso sexual contra crianças e adolescentes. De acordo com a produtora cultural Cristiane de Oliveira, a parada fortalece o movimento LGBT e ajuda a combater a homofobia:
— Os homossexuais são seres humanos e precisam de respeito, independente da opção sexual que seguiram.
Dois trios elétricos animaram o evento. Entre eles a travesti Fabby Blanche, que há 2 anos apresenta a parada de Nova Iguaçu:
— A nossa luta é por direitos iguais. A gente vê tanto travesti cheio de talento que não consegue emprego por pura discriminação — comentou Blanche.
Para o presidente da Associação de Gays e Amigos de Nova Iguaçu e Mesquita (Aganim), Neno Ferreira, a iniciativa sempre é um sucesso e chama a atenção para a homofobia.
— A população precisa voltar o olhar para o tema. O homossexual da Baixada sofre bastante preconceito e morre com frequência, vítima da violência. Isso precisa acabar — desabafa.
A dançarina Marcelly Morena acrescenta:
—É a melhor parada da região e se tornou uma forma de mostrarmos que somos muitos. A população precisa acordar e acabar de vez com o preconceito e a violência contra gays, lésbicas e travestis — afirmou Marcelly.
Os amigos Marcio Teixeira, de 33 anos, e Marcio Menezes, de 35, foram pela 5ª vez à parada gay de Nova Iguaçu e concordam:
— No Rio, depois da parada do bairro de Copacabana, esta aqui é a melhor.
O evento, que passou a fazer parte do calendário oficial de Nova Iguaçu, foi animado com shows de gogo boy, travestis e transexuais.
Fonte: Jornal Extra
Mais notícias sobre Nova Iguaçu:
- A peça A Serpente, de Nelson Rodrigues, será apresentada em Nova Iguaçu
- A Prefeitura de Nova Iguaçu está com inscrições abertas para formar o coral Cozes Eficientes para pessoas com deficiência
- Espetáculo ‘Joaquim e as estrelas’ entra em cartaz no Sesc Nova Iguaçu
- Prefeitura de Nova Iguaçú abre inscrições para formação do coral Vozes Eficientes
- Aula inaugural do projeto Bem Estar em Nova Iguaçú